09 março, 2009

A Viagem do Liberdade
(Joshua Slocum)

Eu já estava atrás desse livro, especificamente dessa edição já tinha um tempo. Quando por acaso entrei num sebo da Av. Passos, me dei de cara com ele (e outros que já estão na fila).
O livro é ótimo. Rápido e leve. A narração do Joshua é bem humorada e sempre com referências boas do Brasil, o que aumenta o prazer na leitura. O que mais impresisona é a coragem, ou melhor o controle do medo. O medo existe, mas se você acredita nos seus meios, ele passa a não ter sentido. Todos hoje temos tanto medo de tudo, que imaginar que um sujeito, com a família, conseguiu ir num barco que ele projetou e construiu praticamente sozinho, com os recursos de 1800 e antigamente, é de fazer refletir. Você tem medo de quê mesmo?
Não sei o quanto do sucesso dele podemos atribuir à sorte, mas muito, com certeza, podemos atribuir à persistência, à determinação, ao desprendimento (foi uma viagem de abstinência, sob vários aspectos), e porque não à fé, daquelas pessoas. É leitura obrigatória para quem se lança ao mar. Leitura encerrada em Março de 2009. 155 páginas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário