27 julho, 2009

Operação Cavalo de Tróia
(J. J. Benitèz)

Eu li esse livro movido pelos comentários sensacionalistas das pessoas que o leram. Sabia que era uma história "fantástica", mas queria poder dar a minha opinião. A maneira como o autor apresentou a história permite que você receba o livro de várias maneiras diferentes. Você pode recebê-lo como um episódio de "Arquivo X". Você também pode recebê-lo como uma crítica à tão contestada instituição "Igreja Católica". Eu resolvi recebê-lo como um evangelho. Um evangelho escrito por uma pessoa com as capacidades dos tempos modernos, com a visão dos tempos modernos. Essa visão permite que questionemos o testemunho sem questionar exatamente o milagre. Para mim isso foi uma experiência muito interessante. A parte "tecnológica" do livro é totalmente dispensável. Mas ele vale por nos permitir essa possibilidade da dúvida, mais uma vez, não sobre o milagre, mas talvez da forma como a história foi contada, e porque não dizer vendida, desde então até os dias de hoje. O livro é sangrento. Boa parte do livro trata do flagelo de Jesus desde sua prisão até sua morte na cruz. Eu não lí os evangelhos que dão esse testemunho, mas a versão do autor é incomodamente rica em detalhes. De qualquer forma valeu a leitura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário